domingo, 31 de maio de 2009

'Espelho meu'




Fico refletindo sobre como a imagem de nosso corpo está sendo posta como sendo o cartão de visita . Sendo assim, pessoas comem (ou não comem) nem o necessário para ter uma vida sadia e suprir todas as necessidades biológicas de que o corpo necessita. E a mente? Nem se fala... Pessoas tornam-se magérrimas e muitas vezes ficam doentes. De corpo e alma.

Recentemente estava em um almoço numa churrascaria e algumas mulheres comiam e refletiam sobre quantas horas deveriam reservar nesta próxima semana para frequentar a academia de ginástica a fim de expulsar toda a gordura que estavam ingerindo. E o lazer? E o prazer em saborear uma deliciosa picanha? Não existia. Meus ouvidos estavam quase a entregar a minha mente para o spinning de 2ª feira, mas não me entreguei. Presenciei o momento e refleti sobre tais valores.Me questionei em pensamentos enquanto escutava a conversa delas: Por que será que elas vieram almoçar numa churrascaria? Por que não posso tomar uma bebida enquanto eu como para aliviar a minha sede?Irei engordar 5 kg se eu comer a sobremesa?

Na realidade, o corpo pode até tornar-se magro, porém seus problemas, seus traços, sua interpretação continuarão as mesmas independentemente disto.As suas angústias estarão presentes ainda por que o que te incomoda está muito além do tamanho de seu manequim.

Digo, não é necessariamente comer tudo o que ver pela frente. Para isto, existem os profissionais especializados para montar e te auxiliar num cardápio de acordo com suas práticas de exercícios físicos e as necessidades de seu corpo.

Cuide-se, pois os transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão alimentar, obesidade...) tornam-se mais frequente do que vocês imaginam. E reflitam sobre o que estará por trás deste seu culto a beleza? Ser aprovado socialmente em seu grupo? Tornar o corpo belo mais indispensável do que a sua boa conversa sadia? Ser reconhecida socialmente pela sua beleza física?

A sua auto estima deve-se a aceitação de seus valores e à sua satisfação pessoal.