segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fulano surtou!

Vira e mexe a gente escuta um papo destes não é? Que fulano surtou, fulano saiu de si...Ora, ora.. Qual será o significado real do que é surtar? Não gostaria de me estender com a questão científica neste texto.
Minha intenção aqui é debater sobre o " surto" no senso comum. A sua amiga que surta, o seu pai, a sua mãe, o seu professor enfim...Não são loucos, não mudam sua personalidade porque " surtam".
Todos temos um limite para aturar, falsear, e sustentar uma imagem que não é a imagem que na verdade gostaríamos de estar tendo então o " surto" aparece como uma explosão de nossos sentimentos que estavam escondidos, encolhidos e que não haviam sido conhecidos socialmente.
Portanto, se seu vizinho está surtado, dê um crédito á sua explosão já que não deve ter sido fácil para ele aguentar por tanto tempo camuflar o que seriam suas verdadeiras atitudes!
Nem sempre o sujeito vai estar camuflando suas atitudes propositalmente, também acontece do outro ser mais reservado, mais cuidadoso diante de suas palavras e ações, mas pode ser que aí é que mora o perigo!
Conte seus sintomas, suas alegrias, seus traumas, suas fraquezas, suas vitórias, suas derrotas, seus acontecimentos independente do que o outro possa pensar sobre você! É claro que você deve escolher o outro a dedo e não repassar suas lamúrias para alguém que não esteja preparado para lhe dar ouvidos.
A escuta, deve ser uma escuta apurada, lógica e preparada para intervir positivamente ( mesmo que lhe pareça o contrário) e te auxuliar de fato!
Procure um psicólogo! Ou uma psicóloga, rs!