segunda-feira, 23 de março de 2009

Rir do "Amor " faz bem!


Certo dia uma pessoa me contou algo que considerava triste... Mas espere aí...Não pude conter o lado cômico da estória.
É inegável não acontecer certo acolhimento durante a análise, mas precisamos reconhecer o valor da ruptura, do contrário seria um processo muito mais exaustivo talvez doloroso do que vocês possam imaginar para o analista.
Acredita que ele se uniu a mim para rirmos juntos? Foi a melhor forma no momento de desperta-lo para o que realmente estava acontecendo com ele (aquela velha estória de que ficamos cegos em alguns momentos).
O cara na verdade estava tão preso aos acontecimentos chatos que recentemente estava passando, que até ganhando na loteria ele seria capaz de lamentar...
Já viu alguém chorar porque seu amor foi embora mas que antes tinha lhe enfiado uns chifres, uns empréstimos, umas contas atrasadas e um amor muito mal acolhedor? Pois então... Eu também já vi.
Lacan diz que o amor provoca atitudes ridículas no homem.
O que o amor visa é o que supõem que existe no outro sujeito á decepções é claro.É impossível se conhecer a si mesmo e portanto, ao outro também.
O não querer saber aciona uma esperança no nível da fantasia e que reforça o não querer saber.
Digamos que você se identificou com esta postagem já que "tem uma amiga" que por um "acaso" já passou pela mesma situação...Sei! Compreendo!


Vejo flores em você!




Vejo flores em você!
E você? É recíproco? Não! Não questiono se você vê flores em mim, risos! A minha questão é: Você vê flores em você?
Vamos lá...
O que significa ver flores em você? Que doideira...Eu sei que você não é feito de flores...risos mas sei que você possui muitas qualidades (flores)!
Para cada um de nós a qualidade ou um defeito podem fazer sentidos diferentes.
Ex: Você se identifica com pessoas exageradas e acredita ser uma qualidade, enquanto fulano acha que pessoas exageradas só querem aparecer e declara ser um terrível defeito no outro.
As suas qualidades ou os seus defeitos são vistos como flores e apenas flores para muitas pessoas. Cada um com a sua opção de escolha seguindo aquele modelinho "básico" do senso comum que nos faz acreditar que aquela norma de conduta é correta e pronto.
Busque e abuse de suas características, de suas flores para alcançar sucesso na sua vida em todos os sentidos: Pessoal, profissional, sentimental... E veja bem, para que se torne uma pessoa vestida de flores comece a tentar compreender qual é a diferença entre a rosa, o cravo, a margarida, a violeta... Afinal, cada flôr tem a sua cor, o seu brilho, o seu tamanho, a sua espessura e a sua BELEZA!


domingo, 22 de março de 2009

Sintomas

O agora acontece hoje, neste exato momento. O amanhã é pura consequência do hoje.
Podemos inclusive declarar que o sintoma de amanhã é a culpa do fazer de hoje.(Ou do não fazer)
Quantas vezes o amanhã chega e nem se quer o hoje foi visto, analisado, dividido, substituído, chorado, agonizado, não visto...
O que você sente, independente do que sente...Digo sentimento positivo ou negativo, bom ou ruim, forte ou fraco é um sintoma.
Os sintomas sempre existem. Como? Pare e pense, sinta...Feche os olhos e perceba o que sente agora? Satisfação por ter concluído uma tarefa, atividade, um ciclo. Acolhimento por ter sido compreendido por alguém que não esperava? Triste por não ter separado um tempo para refeletir sobre tudo isto?
É...Simples acontecimentos do dia a dia podem gerar grandes sintomas.
Desejo que tenham gerado sintomas positivos nos últimos tempos ou que ao lerem este texto, algo possa ser construtivo na vida, atividade psíquica de vocês!